Prefeito visita presídio e conhece projetos de ressocialização de reeducandos 04/02/2021 Fonte: Assessoria
O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) visitou os projetos desenvolvidos dentro e fora do presídio Osvaldo Florentino Leite Ferreira “Ferrugem” de Sinop. Acompanhado do vice- Prefeito Dalton Martini, secretários e autoridades, Dorner conheceu o setor de corte e costura onde trabalham diariamente cerca de 15 reeducandos na fabricação de camisetas, aventais e máscaras de TNT.

Outro projeto que traz uma produção expressiva é o ‘Sinop Bolas’, onde são confeccionadas a mão, bolas de futebol e materiais esportivos. Só nesse setor são produzidas em média cerca de 200 unidades por semana. O prefeito Roberto Dorner reconheceu a importância do trabalho que é desenvolvido pelo Conselho da Comunidade.

“Andando dentro do presídio a gente vê que o trabalho desenvolvido pelo conselho com os presos aqui é de grande valia. Dentro do presídio têm muitos profissionais que atuam principalmente na área de costura com a confecção de camisetas e na fábrica de bolas. Tem o semear, que é a horta deles. O jardim aqui é muito bonito. O conselho está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, pontuou Dorner.

O Juiz de execução penal e corregedor do presídio João Manoel Pereira Guerra, que há alguns anos desenvolve ações de ressocialização junto à unidade prisional, acompanhou o prefeito durante a visita e ressaltou a importância do gestor municipal conhecer os projetos sociais e lembrou que as ações são importantes, também para segurança pública da cidade.

“Essas ações têm crescido e se desenvolvido e têm sido muito útil para o próprio município de Sinop, com relação à mão de obra que está sendo empregada pelo município, quer seja do regime semiaberto, como do regime fechado. E agora com o início desta nova gestão, através do senhor Roberto Dorner, é muito oportuno neste início de mandato, vir conhecer aqui o sistema prisional e ver as potencialidades que existem aqui dentro. E hoje ele visitando aqui já observou que existem várias ações sendo desenvolvidas que podem ser aproveitadas pelo município de Sinop” Destacou João Guerra.

O vice-prefeito Dalton Martini (Patriota), vislumbrou, durante a visita, a possibilidade de desenvolver outros projetos em prol do município, usando a mão de obra carcerária.

“Nós na secretária de obras, já tocamos praticamente a pasta, com reeducando. Então a estrutura da fábrica de tubos aqui no presídio, seria primordial para que tenhamos tubos para fazer o que nós prometemos durante a campanha, que é fechamento de valetões e o escoamento da água no centro da cidade que é compromisso do Seu Roberto. É compromisso nosso e nós precisamos resolver, e está aqui pessoas que querem trabalhar, ajudar o município e com mão de obras mais barata.” finalizou Martini.

Outro projeto visitado foi o ‘Semear’ que fica na área externa da penitenciária. São 5.500 m² de área plantada com abacaxi, quiabo e pimentão.

A previsão é aumentar o volume de produção com outras variedades como batata doce, maracujá e jiló. Grande parte da produção atual é direcionada ao comércio local. O cultivo recebe o apoio da prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que oferece atendimento técnico.

“Aqui nesta parte da horta nós temos os nossos técnicos agrícolas que vão dar toda a assessoria e acompanhamento. Fazer análises de solo, entender se algum tipo de praga está fazendo algum tipo de ataque a esses produtos, para que eles possam ter um resultado melhor”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.

O presidente da câmara de vereadores, Élbio Wolkweis, representou o Legislativo Municipal durante a visita. Ainda acompanhou o prefeito Roberto Dorner, a secretária de Governo e Planejamento Estratégicos, Faira Strapazzon e o advogado Felipe Guerra.
COMPARTILHAR COM