A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
17 de Dezembro de 2018 - Fonte:ROSEMERI DOS SANTOS AUGUSTO, MARCIO MAURICIO PICOLI, ROSEANI DO CARMO WERNER, ROSANGELA LOPES VIEIRA BORTOLON
Compartilhar
  • ROSEMERI DOS SANTOS AUGUSTO

    MARCIO MAURICIO PICOLI

    ROSEANI DO CARMO WERNER

    ROSANGELA LOPES VIEIRA BORTOLON

     

    RESUMO

    O estágio é o primeiro contato que leva o acadêmico a unir e estabelecer relações entre a teoria e prática na sala de aula conforme foram estudados. Seu desenvolvimento tem por finalidade demonstrar, esclarecer e explicar os desafios e pontos positivos da realidade escolar, refletindo e adquirindo experiências, procurando transmitir a importância dele para a formação do pedagogo no âmbito escolar, e visar á formação docente através do diálogo, troca de informações e transmissão de conhecimentos adquiridos. As experiências dos estágios são imprescindíveis na formação profissional, pois é ai que os profissionais irão unir a teoria e a prática, utilizando os conhecimentos adquiridos na faculdade e aplicando-os em sua regência, a fim de adquirir uma formação comprometida, de qualidade e eficiente para sua futura atuação.

     

     

    Palavras-chave: Estágio. Teoria-prática. Formação docente.

     

     

    A cada dia que passa, acontecem inovações e transformações nas aulas, mais a teoria e prática caminham sempre juntas, elas são algo inseparável. São através dos estágios, que os futuros docentes iram favorecer as práticas através das teorias estudadas de forma clara e objetiva.

     

    Os estágios supervisionados é uma relação entre o acadêmico e a realidade do dia-a-dia onde será visualizada de forma concreta a ação pedagógica estudada e existente, a fim de melhorar a formação e atuação do docente. Assim:

     

    [...] A pesquisa no estágio, como método de formação de futuros professores, setraduz, de um lado, na mobilização de pesquisas que permitam a ampliação eanálise dos contextos onde os estágios se realizam; por outro, e em especial,se traduz na possibilidade de os estagiários desenvolverem postura ehabilidades de pesquisador a partir das situações de estágio, elaborandoprojetos que lhes permitam ao mesmo tempo compreender e problematizar assituações que observam.(PIMENTA & LIMA, 2007, p.48)

     

    Compreendemos, portanto através deste posicionamento, que a teoria e prática compreendem e consideram todos os envolvidos no processo de ensino, incentivando não só os alunos mais todos os envolvidos á pesquisar, desenvolver habilidades na busca e compreensão de melhorias na prática do dia-a-dia, através dos estágios.

     

    A teoria/prática deve durante todo o estudo do aluno apresentar relações diretas para a futura formação e atuação do docente, a fim de relacionar o que foi aprendido com a prática cotidiana, com competência e compromisso.

     

    É através dos estágios que os futuros professores se aproximam da realidade escolar, preparando-se para sua vida profissional podendo visualizar e fazer um paralelo entre a teoria e a prática, conforme estudado. Além de observar, o acadêmico em seu processo de formação, irá neste momento colocar em prática no seu momento de regência todo o seu conhecimento teoricamente adquirido. Irá planejar suas aulas de forma dinâmica, contextualizada e comprometida, a fim que incentive a participação dos alunos para conseguir atingir seus objetivos de forma prazerosa e qualificativa no processo de ensino e aprendizagem. Segundo Albuquerque (2004, p. 3683):

     

    [...] O estágio supervisionado pode se tornar um espaço educativo privilegiado que oportunize ao aluno estabelecer a relação entre a teoria apreendida na academia e os problemas reais da educação e do ensino.

     

    De acordo com o autor, o estágio torna-se um campo privilegiado, pois o acadêmico irá colocar em prática tudo o que foi aprendido, além de observar os reais problemas presentes no âmbito escolar, pesquisando e buscando soluções para eles.

     

     

    AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS ATRAVÉS DA TEORIA/PRÁTICA

     

    O futuro professor após vivenciar nos estágios as teorias estudadas, irá adquirir conhecimentos, autonomia e compreensão da futura profissão além de ser o momento em que analisaremos se nos identificamos ou não com a profissão escolhida através da experiência pedagógica. Ao nos referirmos à educação, é importante saber que ela nunca se limita, há sempre inovações e transformações, então cabe ao futuro docente acompanhar essas transformações pedagógicas através de cursos, pesquisas, etc., para uma melhor profissionalização docente.

     

     CONSIDERAÇÕES FINAIS

     

    Podemos concluir que os estágios é um elemento indispensável na vida acadêmica, pois ele é muito importante nos proporcionando conhecimentos, experiências e métodos estudados e visualizados com embasamentos teóricos no decorrer dos cursos. É através dele que colocamos em prática a teoria estudada, através das orientações recebidas para desenvolvimento dos mesmos em sala, de forma comprometida e dinâmica. Além de nos proporcionar as relações da teoria/prática conhecendo a realidade do dia-a-dia das escolas.

    Enfim, iremos adquirir experiências, conhecimentos que nos dará pontos positivos pra nossa futura atuação como docente e que serão de grande utilidade em nossa vida, tornando-nos capazes de enfrentar desafios de forma comprometida.

     

     

    4 REFERÊNCIAS

     

    ALBUQUERQUE, H.m.de P. Aprendendo e ensinando a ser professor. Curitiba: 2004. Conhecimento Local e Conhecimento Universal, 2004.

     

    PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2007.