A retomada da economia
04 de Setembro de 2020 - Fonte:José Wenceslau de Souza Júnior
Compartilhar
  • A partir desta quinta-feira (03.09), temos uma ação relevante para potencializar a retomada da economia em todo o país. Visando atingir esse propósito, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio) apoia novamente mais uma edição da “Semana Brasil”, uma iniciativa do governo federal, que vai até o dia 13 de setembro.  

     

    Durante esse período, empresas brasileiras irão participar da “Black Friday verde e amarela”, ofertando benefícios reais aos consumidores. Estamos trabalhando em parceria com o governo, entidades nacionais e, especialmente, com o comércio mato-grossense para estimular a economia e a geração de empregos em nosso estado. 

     

    É importante enfatizar que a reabertura do comércio em Mato Grosso não aumentou o número de casos e de óbitos de Covid-19. Como sempre afirmei, os comerciantes cuidam melhor dos colaboradores dentro das empresas do que com as lojas fechadas e as pessoas em casa ou nas ruas.  

     

    Sabemos que o período de pandemia não terminou, pois ainda não dispomos de vacina para nos proteger da doença, mas com todas as medidas de prevenção e os protocolos de biosegurança sendo adotadas pelas empresas, aos poucos, estamos nos adaptando ao “novo normal”.  

     

    Como representante dos empresários, sei o quanto o comerciante está se dedicando para oferecer segurança aos seus clientes. Desde a reabertura, as empresas vêm fazendo a sua parte. Estão respeitando as normas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, tanto para os funcionários quanto para os consumidores que entram em suas lojas.  

     

    Além disso, o empresário está tendo que reinventar o seu negócio, devido ao avanço crescente da internet e dos serviços de delivery. Entretanto, apesar de todas as adversidades, o comerciante está otimista. Para se ter uma ideia, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), por exemplo, apresentou forte crescimento no mês de agosto, com alta de 18,9% sobre o mês de julho.  

     

    A pesquisa também apontou que das 181 empresas entrevistas, 63,8% acreditam na melhora da economia, e a expectativa do comerciante para os próximos meses também teve aumento, com alta de 14,2% comparado ao mês anterior. Nossa perspectiva é de que as perdas causadas pela pandemia sejam recuperadas ainda no último trimestre deste ano, já que é neste período que ocorrem as contratações temporárias.  

     

    Estamos trabalhando muito para fazer a “roda” da economia girar e, dessa forma, seguir contribuindo para a retomada da economia no estado. Por isso, convidamos você, consumidor, para participar da ‘Semana Brasil’ e prestigiar o nosso comércio, principalmente o local e regional. Dessa forma, iremos continuar fortes e perseverantes nesta caminhada.