Equipe da Unemat Sinop ganha o 1° Startup Weekend Women de Mato Grosso
06 de Setembro de 2019 - Fonte:Assessoria
Compartilhar
  • Uma caravana organizada pelo DCE – Diretório Central dos Estudantes – composta por nove alunos (Claudiane Menin, Milena Andrade, Lucas Matheus, Sergiana Alves e Eduardo Matias, Leomar Miranda, Agnes Caroline, Daniela Aparecida, Luís Santos) e um docente (Prof. Mauro Junior) dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Ciências Contábeis participaram do Startup Weekend Women Cuiabá.

     

    O Startup Weekend é um evento que dura 54 horas ao longo de um fim de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups de alto impacto. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em +150 países de todos os continentes.

     

    O Startup Weekend Women é uma edição especial do evento com foco na inclusão e desenvolvimento de liderança feminina. O evento propõe que 75% das participantes, mentoras e organizadoras sejam mulheres ou se identifiquem como. O evento é uma iniciativa da Techstars, uma aceleradora de negócios americana que tem como principal objetivo fomentar comunidades empreendedoras e propagar a cultura de startups.

     

    Os acadêmicos Leomar Miranda, Daniela Aparecida e Agnes Caroline fizeram parte da comissão organizadora e o restante estiveram presente como participantes do evento.

     

    Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As mais bem votadas são escolhidas. Durante o sábado e o domingo, os times focam em encontrar um modelo de negócios e criar o mínimo produto viável (MVP), utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Durante a maior parte do tempo há mentores convidados, especialistas em suas áreas, à disposição dos participantes. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados.

     

    Foram em média 100 participante e montadas 10 equipes. O terceiro lugar ficou com MATCH SERVICE, segundo lugar AGRIPOOL, e o primeiro lugar ficou com a Equipe da Unemat, KEEDZ.

     

    A solução criada pela equipe vencedora (Claudiane Menin, Milena Andrade, Lucas Matheus, Sergiana Alves, Eduardo Matias, Mauro Junior e Mara Luiza) consistia em uma plataforma de histórias lúdicas e interativas para tablet, celular e ambiente 3D, utilizando inteligência artificial para auxiliar na detecção de sinais de abuso em crianças.