Frente fria muda o tempo no Centro-Oeste
17 de Julho de 2017 - Fonte:Redação
Compartilhar
  • Uma grande frente fria avança pelo País neste começo de semana e muda o tempo em muitas áreas do Centro-Oeste já durante a segunda-feira (17). Os ventos frios de sul que acompanham o sistema e estão associados ao ingresso de uma intensa massa de ar polar na retaguarda da frente favorecem ao declínio acentuado de temperatura nos estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

     

    A chuva esperada é pouco volumosa, como é típico da estação do ano. Porém o contraste térmico entre o ar frio e o ar quente será bem expressivo, motivando a formação de muita nebulosidade em grande parte da Região. Venta forte e a temperatura cai bruscamente em cidades do centro-sul de MS devem terminar o dia com frio abaixo de 10 graus. Já no DF e no centro-norte de GO o dia ainda deve ser de calor e umidade baixa no período da tarde. A figura em destaque mostra a estimativa de temperatura máxima para o dia.

     

    De acordo com a Climatempo, o frio intenso começou no domingo (16) sobre o centro-norte e leste da Argentina e no Uruguai, avançando depois sobre o Paraguai e a Bolívia até chegar ao Brasil. Esta massa de ar polar poderá a mais forte a agir sobre a América do Sul neste ano. Porém em Sinop a temperatura deve ficar entre 14º e 30º.

     

    Segundo o Serviço Nacional Meteorológico da Argentina, Bariloche registrou recorde de temperatura negativa, com os termômetros chegando a -25,4ºC. O número anterior era de 30 de junho de 1963.

     

    Até agora, a menor temperatura registrada no Brasil em 2017 foi de -5,7ºC em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, no dia 26 de junho. As temperaturas voltam a subir a partir do dia 23.