Hemocentro de Sinop necessita de doadores de sangue fator O -
06 de Novembro de 2018 - Fonte:Redação / Marcos Silva
Compartilhar
  • A Unidade de Coleta e Transfusão UTC (Hemocentro) de Sinop, faz um chamamento URGENTE  para abastecer o estoque de sangue RH negativo, que se encontra abaixo do necessário. Uma das preocupações é aumentar o estoque diante da proximidade do feriado prolongado de seis dias, que se inicia no próximo 15 de novembro.

     

    As pessoas que tenham a tipagem sanguínea (O-) e que tenham vontade de realizar doação voluntária, que procurem a Unidade Coletora de Sangue em anexo ao Hospital Regional de Sinop de segunda a sexta das 7h às 12h para que possa ser reforçado o banco de sangue do município. Todos os tipos de sangue são bem vindos, porém (O –) teria mais urgência.

     

    Mais informações pelo telefone 3531- 7325.

     

    É importante saber que:

     

    Ø A cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil

     

    Ø Qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 65 anos de idade e acima de 55 kg pode ser um doador de sangue

     

    Ø Cada doação pode salvar três vidas

     

    Ø A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue

     

    Ø Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual

     

    Ø Doando sangue você não ganha nem perde peso

     

    Ø A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas como AIDS ou Hepatite, por exemplo.

     

    Ø A doação de sangue é feita em cinco etapas: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, e batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto-exclusão, doação propriamente dita e lanche pós- doação.

     

    Ø Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora.

     

    Ø O sangue doado é testado para seis doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, Sífilis e Doença de Chagas