Ministro cita Sinop e diz que asfaltamento da BR-163 será prioridade
11 de Janeiro de 2019 - Fonte:Redação / Marcos Silva
Compartilhar
  • O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse em sua conta no Twitter na quarta-feira (09) que o governo federal dará atenção à "logística do escoamento da safra de grãos de Mato Grosso até o porto de Miritituba", no Pará.

     

    Ele mencionou a conclusão das obras de asfaltamento da BR-163, que liga Cuiabá, em Mato Grosso, a Santarém, no Pará, que será prioridade, e a construção da Ferrogrão, ferrovia que deve ligar Sinop (MT) ao porto de Miritituba. “A logística do escoamento da safra de grãos do Mato Grosso até o porto de Miritituba (PA) representa um gargalo de infraestrutura do país e terá nossa atenção a curto (Operação Radar), médio (conclusão da BR-163) e longo prazo (Ferrogrão)”, disse o Ministro.

     

    O ministro não mencionou datas. Freitas informou ter pedido ajuda aos ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e da Defesa, general Azevedo e Silva, para a realização da "Operação Radar". Ela "tem ajudado caminhoneiros neste período de chuvas", destacou.

     

    Em maio de 2017 o então ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, também disse que a Pavimentação da BR-163 era prioridade e que a rodovia era importante para escoamento da produção de grãos do País.

     

    “Não vamos permitir que aconteça na próxima safra o que aconteceu nessa, por isso o Ministério dos Transportes se preparou do ponto de vista orçamentário para resolver de uma vez por todas o problema de escoamento da produção do Brasil via BR-163”, disse o então ministro.

     

    A rodovia é a principal ligação entre a maior região produtora de grãos do País, em Mato Grosso, e os portos da Região Norte.