Nova tecnologia permite carregamento sem fio à distância
27 de Dezembro de 2017 - Fonte:olhardigital Foto: Divulgação / Energous
Compartilhar
  • Carregadores sem fio já existem no mercado e permitem carregar smartphones como o Galaxy S8 e o iPhone 8 sem precisar de cabos, desde que o aparelho mantenha contato físico com o carregador o tempo todo. Em breve, porém, isso pode mudar.

     

    A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inlês) deu sua aprovação, nesta semana, a um produto chamado WattUp Mid Field. O equipamento, feito pela startup Energous, é o primeiro a receber certificação da FCC prometendo carregamento sem fio à distância.

     

    O WattUp pode converter eletricidade em radiofrequência e transmitir essa energia pelo ar para dispositivos próximos equipados com um receptor compatível. Desse modo, um smartphone, por exemplo, pode ter sua bateria reabastecida mesmo estando a 1 metro de distância do carregador.

     

    De acordo com a Energous, seu produto pode recarregar múltiplos aparelhos ao mesmo tempo e pode funcionar com qualquer dispositivo, de smartphones a tablets e laptops, desde que eles possuam o receptor compatível com o WattUp, o que depende da fabricante.

     

    A única questão ainda não respondida tem a ver com o tempo de carregamento. Sistemas sem fio baseados no protocolo Qi normalmente levam muito mais tempo para recarregar um celular, por exemplo, do que o carregamento com fio. Resta saber se essa nova tecnologia é ainda mais lenta ou não.

     

    O carregador da Energous ainda não tem data para começar a ser vendido e nem preço definido.