Pré-candidato a deputado estadual adere a vaquinha virtual
04 de Junho de 2018 - Fonte:Assessoria Foto: Marcos Silva
Compartilhar
  • A pré-campanha eleitoral 2018 conta com uma nova ferramenta, a crowdfunding, também conhecido como “vaquinha virtual”. A novidade foi regulamentada neste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após ter sido prevista pelo Congresso na minirreforma eleitoral de 2015. A vaquinha foi aprovada pelos parlamentares depois da proibição da doação de empresas para candidatos. 

     

    O Pré-candidato a Deputado Estadual pelo PSDB, Adenilson Rocha, iniciou a pré-campanha e também a arrecadação de recursos eleitorais por meio das ‘vaquinha’. “Esse novo modelo de participação espontânea substitui aquele modelo antigo, onde algumas empresas faziam doações para depois terem benefícios. Agora é você contribuindo da forma que puder, tudo com total transparência e dentro da lei, pois o doador é identificado e recebe um recibo da doação realizada. Venha somar conosco nesta caminhada ao encontro de uma nova forma de fazer política”, comenta o Pré-candidato. 

     

    A campanha de arrecadação de Adenilson foi instalada no site ‘doacaolegal’. “Você que deseja colaborar com a nossa pré-campanha, agora é possível contribuir de forma espontânea com qualquer valor através da nossa VAKINHA eletrônica. Acesse www.doacaolegal.com.br/adenilsonrocha e faça a sua doação de forma fácil e legal”, enfatiza Adenilson. 

     

    Regras 

     

    Conforme o TSE, os pré-candidatos que receberem doações só receberão os recursos para suas campanhas após apresentarem seu registro de candidatura à Justiça Eleitoral. Caso isso não aconteça, os recursos arrecadados devem ser devolvidos aos respectivos doadores. Só pessoas físicas podem doar, desde que respeitando o limite de 10% dos seus rendimentos brutos verificados no ano anterior à eleição. 

     

    As doações de campanha efetuadas por qualquer meio de arrecadação estão limitadas a R$ 1.064,10. Acima disso, só mediante transferência eletrônica (TED) da conta bancária do doador direto para a conta bancária do candidato beneficiado.