Programação de missas para o Dia dos Finados em Sinop
01 de Novembro de 2018 - Fonte:Redação / Marcos Silva
Compartilhar
  • A comunidade Católica definiu os horários das missas no cemitério de Sinop, para esta sexta-feira (02) em que celebram o Dia de Finados. Serão três celebrações durante todo o dia.

     

    Na parte da manhã, será celebrada missa às 8h e às 10h. À tarde, a missa começa às 16h.

     

    Na Catedral preparou uma celebração especial para o dia dos Fiéis Defuntos, uma missa com Canto Gregoriano em Português será presidida pelo Padre Edmar às 18h.

     

    O que significa e por que é celebrado em 2 de novembro?

     

    O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.

     

    No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezaram por eles no cemitério.

     

    Por que em 2 de novembro?

     

    Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.

     

    A escolha do dia 2 de novembro como a data oficial para celebrar o Dia de Finados só foi feita mesmo no século 13. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.