Saúde alerta população para a falta de soro antiofídico
15 de Março de 2019 - Fonte:Assessoria
Compartilhar
  • A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop alerta a população para a falta de soro antiofídico (medicamento para tratar mordidas de cobras e animais peçonhentos). Os soros antivenenos são fornecidos pelo Ministério da Saúde, que tem realizado adequações no material. Com a redução na produção do soro, nas últimas semanas, o impacto da falta de abastecimento afetou toda a rede de atenção à saúde do Estado de Mato Grosso, incluindo os municípios de Sinop e região. 


    Diante da situação, a Secretaria orienta a população para que tome alguns cuidados, principalmente em locais propícios à presença de animais peçonhentos.  

     

    – Se for pescar ou realizar atividades de campo, use sempre calçado fechado e calças compridas ao percorrer locais com mato e arbustos. Se estiver em um local que é conhecido por ter cobras, use botas de cano alto ou com perneiras. 


    – Não coloque as mãos em tocas e lugares escuros, cobras gostam de se abrigar em locais quentes, escuros e úmidos.


    – Nos sítios e chácaras mantenha a área limpa, evitando ratos ou outros animais que costumam atrair esses predadores.


    - Os animais peçonhentos injetam veneno pelo ferrão, dente, aguilhão e cerda urticante. Ao encontrar algum animal peçonhento em qualquer situação, afaste-se com cuidado, evite assustá-lo ou tocá-lo.