Sinop é destaque em reunião técnica de turismo
09 de Maio de 2018 - Fonte:Luciano André
Compartilhar
  • Sinop participou, na cidade de Nova Ubiratã, de uma reunião técnica sobre o fomento e ações do turismo nos municípios que formam o portal do agronegócio, que é composto, além de Sinop, pelas cidades de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso , Cláudia, Tapurah e Nova Ubiratã.

     

    Na temática, uma nova definição do mapa turístico brasileiro que vem passando por reformulações e políticas governamentais, orientando os municípios a trabalhar com outras área do turismo além do lazer, fomentando ações que impulsionem o turismo de negócios.

     

    Tanto Governo Federal quanto Governo Estadual estão dispostos a liberar linhas de crédito para que esse incremento possa ocorrer, mas propôs, na última reunião técnica realizada na capital do Estado, que os municípios façam e cumpram algumas tarefas de casa alimentando, por exemplo, o sistema do Cadastur, o cadastro do Ministério do Turismo que informa, por exemplo, na cidade, o número de hotéis e a quantidade de leitos disponíveis.

     

    Sinop vem cumprindo todas as etapas dessa proposta do Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por isso, acabou sendo um dos destaques de assiduidade e das ações que vem desempenhando em função do fomento ao turismo e atração de renda para o município.

     

    “Nossas ações são pontuais. Estamos inseridos no Programa de Desenvolvimento Integro (PDI) do Tribunal de Contas do Estado e estamos trabalhando com Plano Municipal de Turismo para os próximos 30 (trinta) anos. Estamos focados, ainda, nos projetos de curto prazo como o Festival de Pesca, Natal dos Sonhos, além do incentivo ao turismo de eventos que visam a geração de empregos indiretos e que, principalmente, injetem dinheiro no comércio local fazendo aumentar o fluxo dos restaurantes, postos de combustíveis e muito mais. Todo esse trabalho nos colocou na Categoria B dentro do Programa e pretendemos melhorar ainda mais.”, salientou a turismóloga da Prefeitura, Leidiane Viegas.

     

    O relato da realização do natal (Natal dos Sonhos) como forma de atração de visitantes, inclusive, das cidades vizinhas foi bastante elogiado pelos participantes. “Mostramos o nosso projeto, espelhado em Gramado, de realizar um natal para atrairmos visitantes para a cidade que possam gastar em nosso comércio”, aponta a turismóloga lembrando dos eleogios recebido pelas demais cidades ao demostrar que Sinop começou pequeno, mas que tem planos e projetos a serem seguidos até o objetivo final.

     

    O próximo município a realizar o Forúm para discussão das ações integradas das atividades do Portal do Agronegócio será Tabaporã-MT.