Usina Sinop envia nota de esclarecimento em relação a mortes de peixes no Teles Pires
06 de Fevereiro de 2019 - Fonte:Assessoria
Compartilhar
  •  

    Em um vídeo postado em redes sociais, centenas de peixes são encontrados mortos por pescadores no rio Teles Pires.

     

    Devido ao registro de mortes de peixes provenientes após o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop, a assessoria de imprensa da empresa enviou uma nota de esclarecimento em relação ao caso.

     

    Confira a nota na íntegra:

     

    A Sinop Energia iniciou o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop no último dia 30 de janeiro, após obtenção das autorizações necessárias dos órgãos envolvidos no licenciamento do empreendimento.

     

    O processo de enchimento do reservatório é controlado e há diversas equipes envolvidas para monitoramento das variáveis ambientais, de modo a identificar eventuais incidentes e tomar as medidas necessárias para solucioná-los.

     

    Durante a realização desse monitoramento foi constatada, na última segunda-feira (04/02), 24h após a primeira abertura das comportas do vertedouro e fechamento das adufas, a morte de peixes a jusante do barramento, no município de Itaúba, que foi imediatamente comunicada para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/MT).

     

    Os peixes foram retirados do rio, estão sendo quantificados, assim como serão periciados para que seja identificada a(s) causa(s) da morte.

     

    A partir do conhecimento do fato, mesmo sem já ter conhecimento exato da causa da morte dos peixes, uma série de providências foram tomadas pela Sinop Energia, tais como aumento imediato de barcos e funcionários especializados para monitoramento detalhado e resgate da ictiofauna a jusante (abaixo da barragem), e medidas diárias de todos parâmetros da qualidade de agua a jusante para identificar o mais rapidamente possível a(s) causa(s) da morte.

     

    A Sinop Energia investigará profundamente o ocorrido e tomará as medidas legais e socioambientais adequadas para resolução do ocorrido.

     

    A Diretoria