Vereadores aprovam projeto que cria Ecopontos no município de Sinop
07 de Março de 2018 - Fonte:Assessoria Imagem ilustrativa
Compartilhar
  • Na Sessão Ordinária desta semana, os vereadores aprovaram em primeira e única votação o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Leonardo Visera (PP), que autoriza a Prefeitura Municipal de Sinop a criar Ecopontos, em locais estratégicos do município, para servirem de coletadores de materiais contamináveis e que não tenham mais utilidade ao morador.

     

    Ao ser implantado pelo executivo, esses locais receberão todo material que não são recolhidos juntamente com os considerados lixos domésticos, como por exemplo, eletrodomésticos (televisor, relógio, rádio, liquidificador, micro-ondas, etc...) e móveis (sofás, mesas, cadeiras etc...) velhos ou danificados, poda de árvores e gramas. Fica vedado o despejo de restos ou sobras de materiais para construção nos Ecopontos.

     

    Visera defende que ao ser implantados, os Ecopontos contribuirão para a limpeza do município e evitarão a contaminação do solo por meio dos metais pesados dos quais são compostos os eletrodomésticos. A televisão, por exemplo, possuem chumbo. Esse elemento químico, uma vez descartado de forma errada, pode causar contaminação grave ao lençol freático.

     

    “A nossa intenção é evitar que eletrodomésticos e móveis, como televisão e sofás, sejam descartados às margens de rodovias, estradas, reservas florestais e até calçadas. Esses atos são praticados exatamente pela falta de ecopontos. Esses recipientes contribuírão de forma significativa para limpeza de nossa cidade, bem como para preservação do meio ambiente”.

     

    Para evitar gastos e fomentar a economia artesã, o projeto prevê ainda que a prefeitura poderá firmar parcerias com Organização Não Governamental (ONG), associações de bairros ou grupos que desenvolvem a coleta seletiva para reaproveitamento, para recolher os materiais reutilizáveis e desenvolveram a cultura reciclável.

     

    O projeto segue para sanção.