Equipe de assistência técnica da Prefeitura de Sinop visita Gleba Mercedes V 02/03/2021 Fonte: Assessoria

A equipe de assistência técnica agrícola e veterinária, da Prefeitura de Sinop, esteve no assentamento Wesley Manoel dos Santos (Gleba Mercedes V) para visita aos pequenos e médios produtores rurais. Ao todo, quatro famílias produtoras receberam assistência técnica sobre demandas de produção, comercialização e boas práticas no manuseio de produtos de origem animal.

 

Segundo a médica veterinária, Graciela Batista, que faz parte da equipe técnica da Prefeitura, uma das famílias visitadas tem como fonte de renda principal a produção de leite, que é destinada à cooperativa Coopernova, de Terra Nova do Norte e também para consumo próprio. São 19 vacas leiteiras que produzem 250 litros de leite por dia. “Instruímos esse pequeno produtor, que já tem boas práticas na ordenha, a melhorar a produção e também sobre a silagem de capim, que é ofertada aos animais em períodos de seca”, explica a veterinária ao ressaltar que "o alto valor do milho fez com que o produtor buscasse como alternativa o capim para fazer a silagem".

 

Para a engenheira agrônoma, Beatriz Santos, o acompanhamento e assistência técnica ao pequeno produtor faz toda a diferença na produção. “Assim podemos ajudar para que eles produzam mais e melhor, com produtos de boa qualidade que fortalecem ainda mais a nossa agricultura familiar”, aponta.

 

Outra propriedade visitada está em sua primeira produção de maracujá, com mil pés plantados e de acordo com a engenheira agrônoma, a produção é farta e logo serão colhidos os frutos para a comercialização. “Conversamos com esse pequeno produtor sobre as possíveis pragas e doenças que podem acometer a fruta, e explicamos sobre como combatê-las para que a produção não seja afetada”.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop (Sedec), Klayton Gonçalves, explica que os pequenos produtores rurais da cidade recebem suporte da Secretaria como o atendimento de profissionais de agronomia, veterinária, técnico agrícola e também da patrulha mecanizada, que faz serviços como o de preparo de solo (gradagem), confecção de silagem para o rebanho leiteiro no período de seca, entre outros. “Sempre realizamos essas visitas técnicas à Gleba e também em outras propriedades rurais da cidade, para acompanhar e direcionar o pequeno produtor rural em diversas demandas”, pontua o secretário.

COMPARTILHAR COM