Cartório de Tabaporã realiza primeiro casamento por videoconferência do Estado do Mato Grosso 06/04/2021 Fonte: Assessoria

Neste sábado (03.04), o Cartório de Registro Civil Tabaporã (MT), 670 km de Cuiabá, realizou o primeiro casamento por videoconferência do Mato Grosso. A celebração realizada Edivaldo Mauricio Semensato titular da unidade que atende o município de cerca de 10 mil, foi autorizada no Estado no dia 18 de março, por meio do Provimento n° 7/2021-CGJ MT, publicado pela Corregedoria Geral da Justiça.

 

A novidade se deu em um momento em que os Cartórios de todo o Estado tiveram o atendimento presencial ao público suspenso no dia 30 de março, pela Portaria nº 47, da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso, e, com essa decisão, o casamento, que estava marcado para acontecer presencialmente, foi transferido para o ambiente virtual.

 

Os nubentes Cícero Manuel da Silva e Luiza Lopes, receberam com alegria a possibilidade de manter a data escolhida para a celebração e rapidamente reorganizaram os planos para que o casamento ocorresse da forma mais feliz e segura possível. “O nosso namoro começou virtualmente, por conversas no WhatsApp, e é uma alegria que nosso casamento também esteja sendo realizado pela internet. É uma história que começou pela internet, está sendo celebrada pela internet, mas agora vai continuar com muita felicidade”, declarou Luzia Lopes que teve como testemunha do casamento seu filho, Welteman Lopes Neves.

 

“Fiquei muito feliz em saber que poderíamos casar na data escolhida mesmo que pela internet, e agradeço muito a equipe do Cartório, que trabalhou para proporcionar esse momento de alegria na minha vida”, disse Cícero Manuel da Silva, que contou com sua filha Fabiana Neves Silva como testemunha do casamento.

 

Segundo o titular do Cartório do 2º Ofício de Tabaporã, Edivaldo Mauricio Semensato, todo o ato foi organizado na quinta-feira (01.04) pela equipe que rapidamente se adaptou à nova realidade. “É uma felicidade muito grande estarmos com plena saúde neste momento e cumprir minha missão que é conceder cidadania e legalidade que a população precisa. É uma honra participar de momentos especiais da vida das pessoas”.

 

Ainda segundo o titular, outra alegria foi superar os desafios que a tecnologia impõe e acredita que tudo que é novo, mas funciona bem, vem para ficar. Assim como os atos eletrônicos notariais, que já ganharam espaço e confiança da população, Semensato acredita que os casamentos por videoconferência também devem continuar no dia a dia dos Cartórios de Registro Civil.

 

Esta também foi a primeira celebração que o juiz de paz Valmor Kloppel, que atua no cartório desde 1994, realizou virtualmente. “Foi uma alegria continuar exercendo a atividade e fico feliz de ter dado tudo certo nessa primeira experiência”.

 

Velecine Dias de Almeida, presidente da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT), entidade que reúne os cartórios do Estado, também acompanhou a celebração inédita no Estado. “A Anoreg/MT está presente apoiando o trabalho dos registradores e notários do Mato Grosso. Esperamos que mais e mais unidades possam realizar atos virtuais, sempre com o objetivo de proporcionar cidadania. Esse foi só o primeiro e muitos casamentos virtuais no estado”.

 

O próximo casamento no Cartório Tabaporã está marcado para o dia 17 de abril, e, no que depender da equipe do Cartório, também será realizado por videoconferência.

COMPARTILHAR COM